O Poço da Abadia de Iona e as Pedras de Oração

O Poço da Abadia de Iona e as Pedras de Oração

O poço, no coração do complexo da Abadia de Iona, é um dos pontos mais importantes de toda a área do santuário de St Columba (Sacerdote Irlandês que fundou a Abadia de Iona). Embora a sua estrutura exterior seja moderna, o poço em si, remonta a tempos anteriores à época do antigo mosteiro de Columba, cuja construção foi disposta em torno deste poço. Era dele que se extraía a água para batizar os novos monges e também para guardar em frascos que os peregrinos podiam levar consigo para curar os doentes.

À volta do poço encontram-se algumas pedras grandes, chamadas de “Pedras de Oração”.

De acordo com a lenda, o dia do Juízo chegaria quando essas pedras fossem perfuradas de um lado a outro. Como se pode ver, isso já aconteceu pelo menos a uma delas (foto). Então é possível que seja algo que já se encontre no presente!

Relativamente à interpretação do conceito de “Dia do Juízo”, ou até mesmo “Juízo Final”, um dos significados que acredito que corresponda ao que as religiões quiseram transmitir, seja, a de que esse dia, marque o fim do mundo como o conhecemos e o início de uma nova era.

Espontaneamente, fui levada a permanecer bastante tempo ao redor deste poço, sem saber enquanto lá estive, da sua importância. Enquanto observava as grandes Pedras de Oração nomeadamente a que se encontra já perfurada, recebo um importante Presente: a pedra com o desenho do , cuja foto anexo.

Só algumas horas depois, é que consegui integrar toda esta vivência e experiência que considero muito expressiva, após ter lido algo que a seguir transcrevo:

“Deixe que os limites de um lugar sagrado sejam sinalizados à sua volta”. (Lei religiosa escrita em Iona na década de 700).

Por outro lado, ao refletir sobre este acontecimento, reportei-me a uma informação que estava escrita algures no interior da Abadia: “…apenas os seus pés permanecem…”, referente a uma estátua de St Columba ter desaparecido de um nicho no interior do recinto.

O significado que extraio sobre o recebimento desta pedra com o desenho do pé, tem a ver com a necessidade que eu tive, de fazer o caminho que St Columba fez até Iona, de ter percorrido toda aquela Ilha Sagrada e Mística e ainda, de esse propósito ter sido definido no ano passado quando estive na Irlanda. Na terra Natal de Columba – Irlanda, nasceu a intenção de este ano percorrermos Iona.

E assim foi!

Comentários

Deixe um comentário